8519 – Melhoria contínua – princípios e ferramentas

Descrição

As inscrições foram efetuadas na Nortefor. A seleção dos/as formandos/as foi feita pela Nortefor, segundo os critérios do projeto em causa.


Idade Mínima: 18
Idade Máxima: 65
Situação:
Habilitações Mínimas:
Habilitações Específicas: -Ativos/as desempregados/as de longa duração (DLD)
-Dos 18 aos 24 anos: desempregados/as há mais de 6 meses consecutivos;
-Maiores 25 anos: desempregados/as há mais de 12 meses consecutivos.
-Ativos/as desempregados/as não DLD´s** com habilitações inferiores ao ensino secundário
-Dos 18 aos 24 anos: desempregados/as há menos de 6 meses consecutivos;
-Maiores 25 anos: desempregados/as há menos de 12 meses consecutivos.


-Identificar os princípios de melhoria contínua.
-Explicar a diferença entre valor acrescentado e o desperdício.
-Identificar as ferramentas de melhoria contínua e o ciclo de PDCA (plan, do, check, e action).


Princípios da melhoria contínua
-Paradigmas e resistência à mudança
-Valor acrescentado e desperdício
Ferramentas de melhoria
-5S
-Gestão visual
-Normalização
Ciclo do PDCA
-Identificação de um problema
-Pano de ação e execução das atividades
-Verificação
-Avaliação



1 – Formação presencial/em sala (turma)


Durante o curso vão ser utilizados métodos pedagógicos afirmativos e ativos: exercícios de aquisição de conhecimentos; alternância de exposições teóricas, auxiliadas por meios audiovisuais, com análise e discussão de casos de situações práticas.
A metodologia da avaliação compreende o seguinte: avaliação diagnóstica e exercícios teóricos/práticos.
A avaliação é qualitativa e traduzida em competências adquiridas e competências não adquiridas.


No final do curso, os/as formandos/as que o terminarem com sucesso, receberão o Certificado de Qualificações correspondente. Os/As formandos/as que não terminarem o curso com sucesso, receberão um Certificado de Frequência.